A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) apresentou um novo cronograma para a obra de manutenção da Ponte João Luís Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, que liga as cidades de Teresina-PI a Timon-MA. Mesmo sem data definida pra o início da intervenção, a empresa informou que o tráfego de veículos entre os dois estados será interrompido por 30 dias, prazo que coincide com o reinvindicado por representantes das prefeituras das duas cidades.
A etapa está dentro do cronograma da "fase 1" da obra já aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que a Ponte Metálica é um bem tombado.
A primeira etapa inclui serviços de manutenção no pavimento rodoviário e na via férrea. Essa etapa terá duração total de três meses, com interdição do tráfego rodoviário por 30 dias, conforme acordado com as autoridades locais.
Em relação à indefinição sobre o início da obra, a FTL esclarece que "qualquer informação sobre o início das intervenções é prematura, pois o cronograma depende da conclusão de processos internos de adequação do escopo dos serviços".
Sobre a segunda fase, ainda em processo de licitação, a duração estimada é de seis meses e contemplará a manutenção dos pilares e das estacas de fundação da ponte. Nessa fase, estão previstas apenas interferências pontuais no tráfego.
Em janeiro deste ano, uma comissão de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), fez uma inspeção na ponte e atestou a necessidade urgente de manuntenção.