Domingo, 20 de Julho de 2025 03:27
(99) 9 9145-3761
Geral geral

Sobe para 100 número de mortes confirmadas por Síndrome Respiratória

São Luís conta com hospital de campanha foi instalado no estacionamento do Multicenter Sebrae

05/06/2025 17h33
Por: REDAÇÃO AFML Fonte: imirante
Sobe para 100 número de mortes confirmadas por Síndrome Respiratória
 
Um hospital de campanha foi instalado no estacionamento do Multicenter Sebrae.
Um hospital de campanha foi instalado no estacionamento do Multicenter Sebrae. (Foto: Wellington Silva)

SÃO LUÍS - O Maranhão já registrou 1.776 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 100 mortes confirmadas neste ano de 2025. O avanço das síndromes gripais tem lotado hospitais porque os vírus têm afetado, principalmente, idosos e crianças

Entre os casos registrados no Estado, destacam-se os provocados pelos vírus da Influenza e da Covid-19. Somente a Influenza já contabiliza 227 casos. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, sendo os tipos A e B os principais responsáveis por epidemias sazonais. O tipo A também é causador de grandes pandemias.

Um hospital de campanha foi instalado no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís, para tentar enfrentar o aumento de casos. O local funciona como ponto de triagem para casos leves, com atendimento das 7h à meia-noite. Após avaliação, os pacientes podem receber medicação e acompanhamento médico. Aqueles com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, têm à disposição suporte com aspirador portátil e balão de oxigênio.

Contexto: A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal mais agressivos que comprometem a respiração e podem levar à internação por causarem febre, dores, dificuldade de respirar e tosses por um período mais prolongado. As causas podem ser vírus respiratórios, bactérias, fungos e outros agentes. Se não tratado ou em pacientes mais frágeis, como idosos, pode levar à morte.

Vacina contra a gripe

A vacina está disponível nas Policlínicas da Cidade Operária e do Vinhais, além das salas de vacinação dos hospitais estaduais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa. Também é possível se vacinar em postos e Unidades Básicas de Saúde municipais.

Para ampliar o acesso, a vacinação contra a Influenza foi estendida aos cinco terminais de integração de São Luís, funcionando das 7h às 19h. A duração das ações nesses locais será ajustada conforme a demanda.

Nos shoppings São Luís e da Ilha, a vacinação ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Luís - MA

São Luís - Maranhão

Sobre o município
São Luís é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses.
Anúncio
Teresina, PI
Atualizado às 01h05
27°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 38°

28° Sensação
1.03 km/h Vento
61% Umidade do ar
3% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 21° Máx. 37°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/07)

Mín. 23° Máx. 38°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias