Quinta, 23 de Janeiro de 2025 08:40
(99) 9 9145-3761
Geral geral

O Maranhão tem dezenas de pontes que podem desabar a qual quer hora

Caso que aconteceu pode acontecer novamente .

28/12/2024 01h08 Atualizada há 4 semanas
Por: REDAÇÃO AFML Fonte: imirante
divulgação
divulgação

Processos pedindo reforma de pontes e viadutos em todo o Maranhão  tramitam na Justiça
Na Justiça, há quatro processos relacionados a pontes e viadutos, que estão tramitando na Vara de Interesses Difusos e Coletivos em São Luís.

SÃO LUÍS - A degradação de pontes e viadutos em São Luís tem preocupado a população da capital maranhense. Na Justiça, há quatro processos relacionados a pontes e viadutos, que estão tramitando na Vara de Interesses Difusos e Coletivos em São Luís.

Três desses processos são referentes a reformas estruturais para prevenção de desabamentos e foram embasados em laudos técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA), da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e da Agência Executiva Metropolitana (Agem).

Em outubro deste ano, a Justiça condenou o governo do estado a reformar o Viaduto do Café, que interliga os bairros Anil e Outeiro da Cruz, na capital.

No mês de novembro, o estado foi condenado a reformar a ponte Newton Bello, na avenida Ferreira Gullar, no bairro Jaracati.

As decisões judiciais estabelecem os prazos de 90 dias pra que o governo do estado apresente os cronogramas das obras e de um ano para que faça as reformas estruturais.

O governo entrou com recurso pedindo a anulação das duas condenações e, ate agora, não entregou nenhum dos cronogramas das obras para a Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Além disso, a reforma da ponte José Sarney Filho, na Vila Palmeira, foi determinada pela Justiça em 2022, quando a Prefeitura de São Luís foi condenada a fazer uma obra estrutural na ponte, mas, de acordo com a Vara de Interesses Difusos e Coletivos, na época, a gestão municipal também entrou com recurso pedindo a anulação da sentença.

Até o momento, nem o recurso das prefeituras  nem os do governo do estado foram julgados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

Neste ano a ponte José Sarney Filho foi reformada. Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís disse que recuperou os blocos de concreto e as vigas metálicas, bem como revitalizou o guarda-corpo e a pintura de sinalização.

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos disse que a Prefeitura de São Luís ainda não anexou o trabalho realizado na ponte ao processo e que uma nova perícia deve ser realizada na ponte, para verificar se o que foi determinado pela Justiça foi cumprido.

Já a Sinfra disse, em nota, que as obras de recuperação do Elevado do Café e das pontes da avenida Ferreira Gullar vão começar em janeiro de 2025.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina, PI
Atualizado às 01h09
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 34°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (6.96mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)

Mín. 21° Máx. 32°

Chuvas esparsas
Amanhã (25/01)

Mín. 21° Máx. 32°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias