Em sua segunda edição, a Expo Favela Innovation iniciou nesta sexta-feira (02/08) em Teresina. Em 2024, a feira se expandiu para vários estados brasileiros, e no Piauí, acontece nos dias 02 e 03 de agosto, no SESC Cajuína. A Expo Favela é um evento de negócios e inovação que visa destacar o potencial econômico das áreas periféricas.
A iniciativa é promovida pela Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA Piauí). Segundo o presidente do órgão, Valciãn Calixto, a Expo Favela Innovation Piauí proporciona uma grande conexão para quem está empreendendo lá na ponta, dentro das comunidades, e não conseguem uma força maior na divulgação de seus negócios
"A gente reúne esses empreendedores, às vezes o produto de um é a solução do outro, mas como eles não se conheciam, esse match não rolava.
Nós tivemos mais de 250 inscrições para o evento, destas, 60 foram selecionadas, estão aqui representando suas comunidades, suas quebradas, suas favelas, em diversos segmentos", explicou.
O ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, destacou a importância de empreendimentos das periferias para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ressaltando a pluralidade de iniciativas.
"Como o lema já diz, a favela é potência. A gente tem um desenvolvimento não só social, mas também econômico, acontecendo nas periferias do Brasil.
Veja que quando a gente olha o produto interno bruto, a riqueza produzida a cada ano no Brasil, ali tem uma parcela muito grande, pode-se aproximar de um terço da riqueza do PIB brasileiro que é produzida pelos pequenos, pelos que vivem, fazem ali, a gente quando vem aqui fica encantado.
É perfume, é roupa, é calçado, é na gastronomia, é na área de serviços, enfim, com o desenvolvimento de programas modernos e isso gera emprego, gera renda, isso também traz bons resultados", diz. a equipe da CUFA como Nei Pereira, que aparece na foto, com o Ministro Wellygthon .