O resultado foi determinado através de avaliações realizadas pelo Compromisso Criança Alfabetizada, novo desafio lançado pelo MEC para que os municípios atinjam as metas de aprendizagens de acordo com o esperado para cada série e idade dos alunos, combatendo diretamente a defasagem escolar.
inda neste indicador, Timon superou o desempenho estadual e nacional, e está entre as 50 melhores cidades do Brasil, ocupando a posição 42º. A cidade encontra-se, também, em 1º lugar entre oito estados do Nordeste, do total de nove em toda a região.
Para alcançar estes resultados, a Prefeitura de Timon tem realizado grandes investimentos em qualidade de ensino, especialmente voltada para as crianças da educação infantil e anos iniciais, tendo em vista que estas etapas são cruciais para o desenvolvimento dos estudantes no decorrer da vida escolar
As melhorias são proporcionadas através de reformas e construções de novas creches e instituições de educação infantil, fazendo com que as crianças iniciem a vida escolar cada vez mais cedo. Os avanços já são notados, também, na estrutura das salas de aula, onde os professores podem contar com mais recursos pedagógicos.
O programa “Timon, Tempo de Ler” também é um dos principais responsáveis pelos últimos indicadores na Rede Municipal de Ensino, já que incentiva o hábito da leitura, qualifica os professores alfabetizadores, oferta aulas de reforço e proporciona, ainda, todo o aparato necessário para que as crianças tenham acesso a livros didáticos e paradidáticos diversificados, por meio das bibliotecas, salas de leitura e cantinhos da leitura (espaços montados em cada sala de aula). Só em 2024, a Prefeitura entregou 390 caixas literárias para turmas de 1º ao 5º ano, totalizando quase 30 mil obras.
“O resultado é fruto do nosso trabalho contínuo na educação, com investimentos na área e valorização dos nossos professores que, com dedicação, contribuíram para que chegássemos nesse resultado incrível. Estamos muito orgulhosos de mais uma vez ter um resultado tão positivo na educação de Timon. É isso que transforma a cidade num local cada vez mais desenvolvido.”, pontuou a Prefeita de Timon, Dinair Veloso.”