Terça, 07 de Dezembro de 2021
(99) 98826-8130
Anúncio
Geral Transito.

Detran-MA inicia mutirões de exames práticos em São Luís e interior.

Iniciados neste sábado, 20, os mutirões de exames práticos de direção veicular que estão sendo realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA)

21/11/2021 17h31
177
Por: Redação
divulgacao
divulgacao

Iniciados neste sábado, 20, os mutirões de exames práticos de direção veicular que estão sendo realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) para desafogar a alta demanda de candidatos pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gerada pela pandemia da Covid-19 no Maranhão.

Os exames acontecem das 8h30 às 17h e, neste primeiro dia, ocorreram em São Luís (Castelinho e Detran-MA sede), Timon, Bacabal, Imperatriz e Santa Inês. Novos mutirões ocorrerão no dia 27 de novembro e 4, 11 e 18 de dezembro na capital e interior.

Mutirões ocorrem em parceria do Governo do Estado, via Detran-MA, Sindicatos das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), Sindicato das Autoescolas do Sul do Maranhão (Sindcfc) e Sindicato dos Examinadores do Maranhão ( Sindextrama).

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, informa que os mutirões vão agilizar a retirada da CNH, pois foram programados para desafogar a demanda em todo o estado.

“Devido à pandemia, tivemos que paralisar nossos serviços por diversos períodos, mas, neste tempo, as autoescolas continuaram realizando as aulas, e isto, aliado a outros fatores, como afastamento de examinadores contaminados com a Covid, gerou acúmulo de candidatos, então, em acordo com os sindicatos das autoescolas e dos examinadores, planejamos os mutirões e tomamos outras medidas, como ampliação das horas de trabalho dos examinadores em 1 hora de segunda a sexta-feira, e os mutirões aos sábados. Este é um esforço conjunto, com total apoio do governador Flávio Dino, para agilizarmos a realização dos exames práticos e atendermos a demanda reprimida”, explica Francisco Nagib.

De acordo com a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, normalmente são disponibilizados, uma média de 12 mil vagas para exames práticos. Com os mutirões, a média passa para 15 mil em todo o estado. “Com os mutirões e a estratégia de horas extras para os examinadores nos dias úteis, estamos disponibilizando para a população, mais 3 mil exames por mês. Isto nos ajudará a agilizar o atendimento da demanda e o acesso da população à Carteira Nacional de Habilitação. É uma estratégia muito bem discutida e planejada e traz benefícios para todos”, afirma Nazaré Nunes.

Neste sábado, 20,foram realizados exames práticos para as categorias A,B e E em São Luís e todas as categorias nos demais municípios com mutirão neste dia.

Mais aprovações

Para os examinadores, os mutirões proporcionam tanto agilidade no atendimento à demanda quanto trazem muitos ganhos para os alunos. Segundo o examinador José Benedito Silva, a estratégia é bem-vinda. “Os mutirões vieram para somar, para atendermos a demanda represada e oferecermos mais vagas para os alunos fazerem seus exames e tirarem logo suas carteiras. Isso é ótimo para todos. Ficamos satisfeitos em poder agilizar a realização dos exames”, afirmou.

Na opinião do examinador Lucas Fernandes, a realização dos mutirões aos sábados traz um ganho a mais para os alunos. “Como o trânsito aos sábados tem um fluxo bem menor de carros do que nos dias úteis, os alunos ficam mais tranquilos e o índice de aprovação é bem maior”, pontuou.

Candidatos satisfeitos

Os mutirões deixaram João Luciano Araújo Silva feliz da vida. Seu exame prático estava marcado só para dezembro, mas foi antecipado. E outro motivo de felicidade, é que ele foi muito bem no exame. “Estou aprovado. Ia fazer o exame só em dezembro e já consegui por causa dos mutirões. Agora, sim, estou aliviado, e feliz”, disse, sorrindo.

Karine Pinto, que também fez seu exame prático neste sábado, no Castelinho, disse que os mutirões facilitaram sua vida. “A disponibilidade de mais horários, inclusive aos sábados, foi ótimo para nós. Foi a segunda vez que eu fiz e desta vez, passei. Maravilha para a gente. Quero destacar a forma humanizada com a qual fui tratada pelos examinadores, que me deram muito apoio e incentivo. Essa parte humana presente durante os exames é muito importante para nós, alunos. Obrigada a todos”, afirmou ela.

No próximo sábado, 27, os mutirões de exames práticos continuam. Haverá exames em São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Timon e Bacabal. A marcação é feita pelas próprias autoescolas no site detran.ma.gov.br.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.